Fonte: Boeing
A companhia aérea australiana Qantas cancelou a encomenda de 35 Boeing 787-9 depois de ter registado perdas líquidas de 244 milhões de dólares australianos (205 milhões de euros) nos últimos 12 meses.
Estas são as primeiras perdas anuais registadas pela Qantas desde a sua privatização, em 1995, e são atribuídas pela companhia aos elevados preços do combustível e à concorrência de outras empresas.
No ano passado, a Qantas registou um lucro líquido de 250 milhões de dólares australianos (210 milhões de euros).
Apesar dos maus resultados, a filial de low cost da companhia Jetstar continua a ganhar altura com um lucro de mais de 502 milhões euros.
O cancelamento da encomenda de 35 Boeing vai permitir a companhia reduzir as despesas de investimento em 8,5 mil milhões de dólares norte-americanos.
“A Qantas continua a praticar uma gestão disciplinada do capital e, na perspectiva de se tornar de novo lucrativa a Qantas International, é uma decisão prudente”, disse o seu director-geral, Alan Joyce.
“O Boeing 787 é um excelente aparelho e continua a ser importante para o nosso futuro. Mas as condições mudaram radicalmente desde a encomenda”, justificou Alan Joyce.
Para o analista Tony Weber, “a Quantas necessita de se livrar da sua política de compra de combustível para uso futuro pois é demasiado arriscada. Precisa de utilizar-se melhor do dólar australiano forte quando os preços dos combustíveis aumentam e precisa de reduzir o volume do consumo de combustível, melhorando a eficiência energética dos seus aparelhos”.
A decisão não envolve a entrega de 15 aviões Boeing 787 à filial Jetstar, com o primeiro aparelho chegando no segundo semestre de 2012.
Fonte: Jornal de Negócios, EURONEWS
FROTA QANTAS
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Aeronave
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N. de aviões
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Passageiros
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06
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235/237
| |
10
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297
| |
Airbus A380-800 (17 pedidos, 4 opções)
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03
|
450
|
17
|
140/150
| |
Boeing 737-800 (31 pedidos)
|
38
|
168
|
24
|
307/412
| |
06
|
307/412
| |
29
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229/254
| |
Boeing 787 (50 pedidos, 20 opções)
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Total
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133
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