segunda-feira, 15 de abril de 2013

FAA ORDENA INSPEÇÃO EM MAIS DE 1000 BOEING 737



A Agência Federal de Aviação norte-americana (FAA) ordenou a inspeção de mais de mil aviões Boeing 737 depois de terem sido detectados defeitos em peças que podem levar os pilotos a perder o controle da aeronave, comprometendo a segurança dos mesmos.

Num comunicado emitido nesta segunda-feira, a FAA explica que foi informada de um “procedimento incorreto” na aplicação de um revestimento anti-corrosão nos painéis da fuselagem dos aparelhos, e que pode resultar “numa falha prematura” dos materiais e na “perda de controle do avião”.

As peças em causa – que, segundo a agência, até ao momento não causaram nenhum acidente – ajudam a fixar os estabilizadores horizontais, que controlam os movimentos do avião.

Segundo o documento, citado pela AFP, a inspeção será feita em 1050 aparelhos registrados nos Estados Unidos, a partir de 20 de Maio.

Segundo fontes da indústria aeronáutica citadas pelo The Wall Street Journal, esta medida é pouco comum, uma vez que se aplicam a defeitos de fabrica que podem afetar um grande número de aviões, particularmente as novas versões deste modelo, que é o mais usado pelas companhias aéreas em todo o mundo.

A ordem de inspeção da FAA inclui seis versões do Boeing 737, desde o modelo menor até ao maior: são eles o 737-600, 737-700, 737-700C, 737-800, 737-900 e o 737-900ER. A FAA estima que esta operação possa custar mais de dez milhões de dólares às companhias norte-americanas, mas admite que parte do custo possa ser coberta pela garantia do construtor.

Por Economia Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário