McDonnell Douglas DC-10 no Brasil.

Texto: Cultura Aeronáutica e Wikipedia.


McDonnell Douglas DC-10 é um trijato widebody comercial, que foi desenvolvido e fabricado pela McDonnell Douglas, como sucessor do McDonnell Douglas DC-8. Possuía um par de motores localizados nas asas e um terceiro na base da cauda. O DC-10 foi inicialmente planejado para vôos transcontinentais, mas exigências do mercado fizeram com que a McDonnell Douglas estendesse seu alcance. Aviões concorrentes eram o trijato Lockheed L-1011 Tristar, o Boeing 747 (e, posteriormente, o Boeing 767) e o Airbus A300.
McDonnell Douglas DC-10, foi um novo marco na aviação de larga escala. Um trijato, ultramoderno, seguro e confortável para a sua época. A maioria das grandes empresas aéreas que se utilizavam de rotas transatlânticas, operaram o DC-10, também foi uma aeronave de muitos prestígio junto as operadoras de turismo e empresas cargueiras. A produção do primeiro modelo foi iniciada em Janeiro de 1968 e, em 1971 foi feita a primeira entrega dessa aeronave para rotas comerciais. A produção continuou até o ano de 1989, com 386 entregas na versão comercial e mais 60 na versão militar conhecida como KC-10, para uso como cargueiro e avião-tanque de reabastecimento aéreo, totalizando com isso 446 aeronaves. As aeronaves militares foram todas para a Força Aérea dos Estados Unidos. A produção era na sede da Douglas, em Long Beach, Califórnia, e foram construídas 06 (seis) versões - DC-10/10, DC-10/15, DC-10/30, DC-10/40, DC-10/30F e DC-10 Conversível, para as séries 10, 30 e 40. No ano seguinte foi lançada a série 40, com turbinas JT9D turbofan da Pratt Whitney (única versão que utilizava esse motor com 53.000 libras de empuxo), 9.265 km de autonomia e peso máximo de decolagem de 251,7 toneladas. No mesmo ano já estava em serviço regular. 
O DC-10, foi a primeira aeronave certificada pelo FAA a atingir o "stage 3", de poluição sonora e do ar, demonstrando com isso a alta tecnologia das suas turbinas. As exigências internacionais nesse sentido também eram atendidas pelo DC-10. O DC-10 foi substituído pelo então McDonnell Douglas MD-11 que entrou em serviço em 1990, até hoje só ocorreu 1 acidente grave com ele, no voo 111 da Swissair que matou 229 pessoas, já o DC-10 teve 2 principais acidentes, um em um voo da American Airlines que pousou com sucesso, o outro foi em um voo da Turkish Airlines que não teve a mesma sorte, todos os ocupantes da aeronave morreram. Os dois acidentes foram causados por um problema na trava da porta de bagagem, no voo da AA a porta escapou e deixou um buraco na fuselagem que causou uma mudança de pressão na aeronave, isso fez o chão sob os pés do passageiros rachar no meio, e essa rachadura atingiu a parte de controle da aeronave, os pilotos estavam com pouco controle, mas ainda conseguiam controlar a aeronave, já no voo da TWA todo o controle foi perdido. 


Versões:
  • DC-10-10 : A série 10, tinha autonomia para 6.112 km, utilizava motores GE CF6-6 com 17.144 kg. de empuxo cada e foi lançada em 29 de agosto de 1970 e certificada pelo FAA em 29 de julho de 1971. American Airlines e United Airlines iniciaram os vôos com essa aeronave em 5 de agosto de 1971. A versão original era para 270 passageiros, 15 tripulantes, consumia 10.800 litros de combustível por hora e sua produção em série iniciou-se em Agosto de 1971.
  • DC-10-15 : A série 15 foi lançada em 1979 e era uma aeronave mista (menor, de tamanho equivalente ao DC-10/10 e mais potente como o DC-10/30). Era ideal para operar a grandes altitudes, com capacidade total de carga e em aeroportos mais altos ou muito quentes, quando em geral as aeronaves não podem operar com sua capacidade máxima. Sua autonomia era de 7.010 km.
  • DC-10-30 : Em 1973 foi lançada a série 30, com motores CF6-50 da GE e raio de ação de 10.010 km e 259,4 toneladas de peso máximo de decolagem. Nesse mesmo ano foi introduzida a versão conversível, podendo ser transformada em exclusivamente cargueira ou exclusivamente de passageiros em poucas horas. A versão "Convertible" poderia ser utilizada nas versões 10, 30 ou 40 - as disponíveis à época. Tinha capacidade para 453 metros cúbicos de carga ou acima de 380 passageiros em classe única. O DC-10/30 na sua versão original, levava 260 passageiros, 15 tripulantes e consumia 10.800 litros de combustível por hora de vôo e a versão ER (Extended Range), idem, mas com maior autonomia. O seu valor à época do lançamento era de US$ 49,25 milhões (DC-10-30ER) e US$ 43,70 milhões (DC-10-30). Em maio de 1984, foi lançada a versão DC-10/30F - exclusivamente cargueira -, a pedido da FedEx. A primeira entrega foi em 24 de janeiro de 1986. Ela transportava 79.380 Kg de carga e tinha autonomia para 6.115 Km com carga máxima. Faz muito sucesso até hoje e várias aeronaves de passageiros foram convertidas em cargueiras, pois opera muita carga, com baixo custo operacional e em rotas mais longas, possuindo ainda, um valor agregado menor - com isso as prestações de financiamentos ou leasing se tornam menores - viabilizando o seu uso.
  • DC-10-40 : Idêntica à versão -30, inicialmente desigando DC-10-20,a principal diferença da série -40 é ser impulsionada por motores PW JT9-59A. Foi encomendada e operada pela JAL e Northwest Orient Airlines, realizando seu primeiro vôo em fevereiro de 1972. Pode ser diferenciada externamente pela tomada de ar de maior diâmetro, instalada no motor de cauda.

No Brasil:

No início da década de 1970, o mundo passava por uma revolução, no mercado de transporte aéreo. Os primeiros Boeing 747 já estavam sendo entregues ao seu operador inicial, a Pan Am, e o supersônico Concorde já tinha feito o seu primeiro voo. O senso comum, nessa época, dizia que, a partir de 1975 ou 1976, passageiros iriam voar em supersônicos, como o Concorde, e cargas iriam voar em aeronaves wide-bodies (de corpo largo e dois corredores), como os recém lançados Boeing 747, McDonnell-Douglas DC-10 e Lockheed L1011 TriStar. Um quarto wide-body, o Airbus A300, iria se juntar ao grupo ainda na primeira metade da década.




Os wide-bodies recém lançados, designados genericamente, à época, como "jumbos",  prometiam uma revolução maior que a dos fantásticos supersônicos. Enquanto problemas ambientais e o alto consumo de combustível praticamente condenavam a carreira desses últimos, antes que começassem a operar, os jumbos eram altamente eficientes, pois eram mais econômicos, por passageiro, que os velhos Boeing 707 e Douglas DC-8, podiam operar nas mesmas pistas que esses últimos, e tinham capacidade de passageiros e carga muito maiores.



Adquirir wide-bodies virou o sonho de de todos os administradores de empresas aéreas internacionais do mundo inteiro, naquela época. Afinal, essas aeronaves podiam levar passageiros com passagens mais baratas, com mais segurança e economia. Logo se vislumbrou também que o voo em supersônicos seria caro demais, reservado apenas às elites.
A Crise do Petróleo, em 1973, embora tenha impactado todos os setores da aviação, logo demonstrou que os wide-bodies seriam o futuro da aviação comercial internacional, e que a carreira dos supersônicos estava condenada, antes mesmo de começar.
No início dos anos 1970, a Varig era a maior empresa aérea brasileira, e detinha praticamente o monopólio das linhas internacionais, entre as outras empresas brasileiras. A principal aeronave utilizada pela Varig em voos internacionais, nessa época, era o Boeing 707, embora alguns Douglas DC-8 e Convair 990 ainda estivessem em serviço.
A introdução dos "jumbos", de certa forma, colocou a Varig em xeque. As empresas aéreas estrangeiras logo começaram a voar para o Brasil com esse tipo de aeronave. A poderosa Pan Am, ao introduzir os Boeing 747-121 nas rotas Brasil-EUA, dava o troco na Varig, que foi a primeira empresa aérea a voar sem escalas do Brasil a New York, em 1960, Com os Boeing 707-441, a Varig, suplantou a rival americana, que também voava  os 707, mas que precisavam de uma escala técnica para reabastecimento.
Consequentemente, a Varig, agora liderada por Erik de Carvalho, corria atrás do "prejuízo", e namorou durante longo tempo o Boeing 747. Entretanto, a realidade do Brasil, nessa época, era problemática: O Governo Militar do Presidente Emílio Garrastazu Médici enfrentava grande endividamente externo, inflação e a Crise do Petróleo. Somente a elite andava de avião e fazia viagens internacionais. Um Boeing 747, talvez, seria grande demais para uma companhia aérea brasileira.




Analisando a situação, a Varig deixou de lado o Boeing 747 e optou por uma aeronave um pouco menor, o McDonnell-Douglas DC-10, mas que também era um wide-body, bem maior que o Boeing 707 e que, tecnicamente falando, equivalia ao poderoso 747 em termos de desempenho, segurança e conforto ao passageiro. Os DC-10 ainda eram bem mais baratos que os 747, mas Erik de Carvalho afirmou, na época, que esse não foi o fator principal na escolha da aeronave, mas sim as condições do mercado latino-americano da época.
Em novembro de 1972, finalmente a Varig se decidiu e fez uma encomenda de quatro aeronaves DC-10, série 30, a mais avançada então em produção, que deveriam ser entregues entre 1974 e 1975.




Os DC-10 série 30 eram mais adequados às linhas de longo curso da Varig que os série -10. Tinham alcance de 10.000 Km e peso máximo de decolagem  (MTOW- Maximum Take-off Weight) de quase 260 toneladas, em contraste com os pouco mais de 6.000 Km de alcance e 195 toneladas MTOW dos DC-10 série 10, os iniciais de produção.
A entrega das duas primeiras aeronaves não atrasou. Em maio de 1974, os dois primeiros DC-10-30 da Varig, matriculados como PP-VMA e PP-VMB, foram entregues em Long Beach, na Califórnia (foto abaixo). Em breve, mais dois aviões, matriculados PP-VMQ e PP-VMD, seriam entregues.




Naquela época, o DAC e o Ministério da Aeronáutica ditavam as regras, inclusive em detalhes como número máximo de poltronas dos aviões. Os DC-10-30 eram certificados para levar até 380 passageiros em configuração de alta densidade. O DAC fixou o limite máximo de 250 lugares nos DC-10 da Varig, mas a empresa colocou apenas 241 poltronas, uma disposição bastante confortável para o tamanho do avião. Na classe econômica, as poltronas eram dispostas em configuração 2-4-2.



A decoração interna dos aviões, com poltronas em tons de laranja e amarelo, seria considerada hoje quase "psicodélica", mas obedecia à moda da época. Um uniforme novo para as comissárias também foi lançado na época (foto abaixo). Era bastante colorido, também bem ao gosto da época mas seria considerado um tanto curto para os dias de hoje.
Os DC-10 tiveram, no mundo, uma carreira um tanto turbulenta, a começar pelos acidentes e incidentes provocados por defeitos na porta de carga, ainda nos anos 70. Mas, no Brasil, tiveram uma carreira feliz, tanto na Varig, que operou 15 exemplares, quanto na Vasp e alguns operadores menores.



Além de linhas internacionais, os DC-10 voaram também algumas linhas domésticas, e pelo menos um foi arrendado, por um curto espaço de tempo, em 1993, para a LAP - Lineas Aereas Paraguayas, o PP-VMX (foto abaixo), para substituir alguns velhos Boeing 707 e Douglas DC-8 em final de carreira.



Nenhum dos DC-10 da Varig sofreu acidentes graves em toda a sua longa carreira de 25 anos no país. É um grande contraste, em relação ao recorde de segurança do seu antecessor imediato, o Boeing 707, que teve uma carreira turbulenta e repleta de acidentes.
Vale dizer que nenhuma empresa brasileira perdeu wide-bodies em acidentes, desde o primeiro ano de operação, em 1974, até hoje.
Como se pode ver, nenhum desses aviões foi acidentado, nem na Varig nem nos vários operadores posteriores. Alguns ainda estão na ativa, como o PP-VMO, atual PR-MTC, da Master Top, o PP-VMS, atual Z-ALT, da Avient, e o PP-VMY, atual N137WA, da World Airways.
Os desmontados, com certeza, foram os PP-VMQ e PP-VMD. Os demais estão estocados, mas alguns desses também certamente não voltarão a voar, e podem ter sido desmontados também.
Os pilotos da Varig gostavam dos DC-10, pois eram aviões muito sofisticados, cheios de automatismo, com navegação inercial, muito mais precisa que os sistemas Doppler dos Boeing 707. Em resumo, era um luxo, para os tripulantes. Até a chegada dos Boeing 747, em 1981, ser comandante de DC-10 era o topo da carreira dos pilotos da Varig, e nem todos chegavam lá, só os melhores.




Durante 7 anos, os DC-10 foram os maiores aviões operados por uma empresa brasileira, até serem suplantados pelos Boeing 747-200, em 1981. Fizeram praticamente todas as linhas internacionais da Varig, desde NYC a Madrid, Los Angeles, Paris e Londres.
Em 1994, o DC-10 PP-VMD foi pintado em um esquema de cores especial para a Copa do Mundo da FIFA, nos Estados Unidos, e trouxe de volta a Seleção Brasileira tetracampeã (foto abaixo).




Mesmo com a chegada dos Boeing 747, em 1981, e dos MD-11, em 1991, grande parte da frota de DC-10 continuou em uso. Apenas dois foram usados exclusivamente para transportar carga, os PP-VMT (foto abaixo) e PP-VMU.



Essas duas aeronaves foram depois repassadas para a então subsidiária de carga VarigLog, onde foram usados por  um longo tempo. No início da década de 2000, os últimos DC-10 da Varig foram vendidos ou devolvidos, encerrando assim uma era da aviação comercial brasileira.



Alguns poucos, comos os veteranos PP-VMA e PP-VMB, chegaram a receber o novo esquema de pintura introduzido pela Varig em 1999 (foto acima).
No Brasil o McDonnell Douglas DC-10 foi utilizado amplamente pela Varig, Varig Log e Vasp. A Varig utilizou 15 DC-10 série 30 de 1974 a 1999. Seus prefixos eram:
  • PP-VMA
  • PP-VMB
  • PP-VMD
  • PP-VMO
  • PP-VMP
  • PP-VMQ
  • PP-VMR
  • PP-VMS
  • PP-VMT
  • PP-VMU
  • PP-VMV
  • PP-VMW
  • PP-VMX
  • PP-VMY
  • PP-VMZ
A Vasp utilizou 8 DC-10 e seus prefixos eram:
  • N107WA
  • OH-LHB
  • OH-LHD 
  • OO-PHN
  • PP-SFB  
  • PP-SOM 
  • PP-SON 
  • PP-SOV 
Esse tipo de aeronave era utilizado para transporte de carga pela MTA Cargo com dois DC-10 o (PP-MTA) e o (PP-MTC) Recentemente A empresa MTA CARGO parou de voar aposentando suas belas aeronaves DC-10. A Varig Log que estava em processo de recuperação pretendia voltar a operar o modelo.



Especificações:



  • Capacidade de passageiros: 250 a 380 passageiros.
  • Comprimento: 55,5 metros.
  • Envergadura: 50,4 metros.
  • Altura: 17,7 metros.
  • Peso (vazio): 121,198 toneladas.
  • Peso máximo de decolagem: 565.000 Libras
  • Alcance: 12 055 quilômetros.
  • Teto operacional: 12 mil metros.
  • Velocidade máxima: 982 km/h



Histórico:

PP-VMA (c/n 46944/133): comprado novo, entregue em 29/05/1974. Vendido em 09/03/1999 para a Avensa, da Venezuela, como YV-51C, e depois como YV-69C. Em 14/05/2003, foi para a Santa Barbara Airlines, como YV-1052C, mas encontra-se parado na Venezuela desde outubro de 2005;

13.11.1973: Assembled in Long Beach
29.05.1974: To VARIG, PP-VMA
????: To Global Aircraft Leasing and leased back to VARIG
02.1999: Sub-leased to AVENSA
03.1999: Re-registred YV-51C
????: WFU and stored in Miami
23.08.2000: To Pegasus Capital Corporation, N940PG
17.07.2001: Leased to Avensa, YV-69C
2002: Ferried to Rio de Janeiro for a C-check, to be made operational for Santa Barbara Airlines
24.01.2003: Returned to Pegasus, N940PG
14.05.2003: To Santa Barbara Airlines, YV-1052C
2005: WFU and stored in Caracas
13.12.2005: Ferried from Caracas to Roswell, NM
DC-10-30

Engines:
3 CF6-50C2

PP-VMA Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46944/133) 
New York - John F. Kennedy International (Idlewild) (JFK / KJFK) - USA - New York, July 4, 1975.


PP-VMA Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (CN 46944/133) 
Frankfurt am Main (Rhein-Main AB) (FRA / FRF / EDDF) - Germany, July 18, 1989. 

PP-VMA Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (CN 46944/133)
Orlando - International (McCoy) (MCO / KMCO) - USA - Florida, March 23, 1998.

PP-VMA Avensa McDonnell Douglas DC-10-30 (CN 46944/133)
Rio de Janeiro - Galeao International (Antonio Carlos Jobim) (GIG / SBGL) - Brazil, March 15, 1999.

YV-51C Avensa McDonnell Douglas DC-10-30 (CN 46944/133) 
Milan - Malpensa (MXP / LIMC) Italy, June 6, 1999.

YV-69C Avensa McDonnell Douglas DC-10-30 (CN 46944/133) 
Madrid - Barajas (MAD / LEMD) - Spain, September 1, 2001.

YV-69C Avensa McDonnell Douglas DC-10-30 (CN 46944/133) 
Madrid - Barajas (MAD / LEMD) Spain, November 25, 2001.

YV-1052C Santa Barbara Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (CN 46944/133) 
Madrid - Barajas (MAD / LEMD) More: Spain, June 11, 2005.

YV-1052C Santa Barbara Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46944/133) 
Madrid - Barajas (MAD / LEMD) - Spain, August 28, 2005.  

 YV-1052C Santa Barbara Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46944/133)
Madrid - Barajas (MAD / LEMD) - Spain, August 15, 2005.

YV-1052C Santa Barbara Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46944/133)
Tenerife Norte - Los Rodeos (TFN / GCXO) - Spain, July 15, 2005. 

YV-1052C Santa Barbara Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46944/133)
Tenerife Norte - Los Rodeos (TFN / GCXO) - Spain, May 20, 2005.

YV-1052C Santa Barbara Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46944/133) 
Tenerife Norte - Los Rodeos (TFN / GCXO) Spain, July 2, 2004.


PP-VMB (c/n 46945/156): comprado novo, entregue em 18/06/1974. Vendido em 14/12/1998 para a Avensa, da Venezuela, como YV-50C. Encontra-se atualmente parado na Venezuela.

06.05.1974: Assembled in Long Beach
18.06.1974: To VARIG, PP-VMB
09.1990: To CL Aircraft Inc. and leased back to VARIG
????: To Pegasus Capital Corporation and leased to VARIG
14.12.1998: Sub-leased to AVENSA
????: Re-registred YV-50C
2000: Returned to VARIG
11.2000: Sub-leased to AVENSA
07.08.2002: Returned to Pegasus via VARIG
2002: Re-registred N967PG
????: To Heller Financial
2002: WFU and stored in Roswell, NM
DC-10-30

Engines:
3 CF6-50C2

PP-VMB Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46945/156)
Paris - Orly (ORY / LFPO) - France, August 14, 1978. 

PP-VMB  Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46945/156)
London - Heathrow (LHR / EGLL) - UK - England, March 6, 1983.

PP-VMB Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46945/156)
Miami - International (MIA / KMIA) - USA - Florida, January 1983. 

PP-VMB Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46945/156)
Sao Paulo - Guarulhos International (Cumbica) (GRU / SBGR) - Brazil, Early 1990's. 

PP-VMB Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46945/156)
Sao Paulo - Guarulhos International (Cumbica) (GRU / SBGR) - Brazil, Early 1990's . 

PP-VMB Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46945/156)
Mexico City (- Licenciado Benito Juarez International) (MEX / MMMX) - Mexico, 1997.

YV-50C Avensa McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46945/156)
Milan - Malpensa (MXP / LIMC) - Italy, Late 1990's. 

YV-50C Avensa (LAC - Lignes Aeriennes Congolaises) (cn 46945/156) 
McDonnell Douglas DC-10-30 - Rio de Janeiro - Galeao International (GIG / SBGL) Brazil, September 9, 2000.

N967PG Avensa McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46945/156) 
Roswell - Industrial Air Center (ROW / KROW) - USA - New Mexico, July 2003.   


PP-VMD (c/n 46916/202): comprado novo, entregue em 12/06/1975. Vendido em 17/03/1998 para a Canadian Airlines, do Canadá, como C-GBQQ. Foi retirado de serviço em 2001, e desmontado em Marana, AZ, no Pinal Air Park, entre 2004 e 2005. Na foto abaixo, o C-GBQQ está atrás do DC-10 C-GCPG.

17.04.1975: Assembled in Long Beach
12.06.1975: To VARIG, PP-VMD
26.08.1994: To PK Airfinance / Credit Lyonnais and leased back to VARIG
????: To Aircraft 46916 Inc. and leased to VARIG
02.1998: To Canadian Airlines International
03.1998: Re-registred C-GBQQ
01.02.2000: Last service for Canadian Airlines
03.02.2000: WFU and stored in Abbotsford, Canada
03.05.2000: Sold to FSBU - First Security Bank of Utah, N46916. Ferried to Marana, WFU and stored

Hours / cycles accumulated by 03/05/2000: 81151 / 18941
2004: Broken up in Marana, AZ
DC-10-30

Engines:
3 CF6-50C2

 PP-VMD  Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46916/202) 
New York - John F. Kennedy International (Idlewild) (JFK / KJFK) - USA - New York, June 12, 1977.

PP-VMD Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46916/202)
Paris - Charles de Gaulle (Roissy) (CDG / LFPG) - France, January 30, 1987. 

PP-VMD Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46916/202)
Los Angeles - International (LAX / KLAX) - USA - California, January 1984. 

PP-VMD Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46916/202)
Paris - Charles de Gaulle (Roissy) (CDG / LFPG) - France, May 1994. 

PP-VMD Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46916/202)
 Sao Paulo - Guarulhos International (Cumbica) (GRU / SBGR) Brazil, 1994. 

PP-VMD Canadian Airlines More: McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46916/202) 
San Antonio - International (SAT / KSAT) More: USA - Texas, May 1998. 

C-GBQQ  Canadian Airlines More: McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46916/202)
London - Heathrow (LHR / EGLL) - UK - England, September 1998. 

C-GBQQ  Canadian Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46916/202)
London - Heathrow (LHR / EGLL) - UK - England, September 1998.

C-GBQQ Canadian Airlines  McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46916/202)
Marana - Pinal Airpark (Silver Bell AHP) (MZJ) - USA - Arizona, December 3, 2002.

C-GBQQ Canadian Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46916/202) 
Marana - Pinal Airpark (Silver Bell AHP) (MZJ) -  USA - Arizona, December 21, 2005. 


PP-VMO (c/n 46540/268): Veio da CP Air, do Canadá, onde começou a operar em 27/03/1979, como C-GCPC. Entregue à Varig em 15/04/1979. Ficou menos de um ano na empresa, retornando à CP Air em 02/04/1980, com a mesma matrícula anterior. Em 1987, foi convertido em cargueiro DC-10-30F, agora na Canadian Airlines, sucessora da CP Air. Foi vendido em 02/08/2005 para a Centurion Air Cargo, como N304SP, e depois para a Master Top Linhas Aéreas, em 24/12/2008, como PR-MTC, onde opera até a paralisação das atividades da empresa.

29.11.1978: Assembled in Long Beach
27.03.1979: To CP Air, C-GCPC
05.04.1979: Leased to VARIG, PP-VMO
02.04.1980: Returned to CP Air and named (Empress of Quebec, 901), C-GCPC
12.01.1986: New name: Canadian Pacific Airlines
26.04.1987: Merged into Canadian Airlines International, name of the aircraft + fleet number retained
08.02.2000: Last service for Canadian Airlines
08.02.2000: WFU and stored in Edmonton, Canada
2000: To FSBU, N304SP
24.04.2000: Ferried to Naples to be converted to DC-10-30F(AF)
2001: Converted to DC-10-30F(AF)
2001: Ferried to Goodyear
02.08.2005: To Centurion Air Cargo
DC-10-30,
later -30F(AF)

Engines:
3 CF6-50C2

C-GCPC Untitled (CP Air) McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46540/268)
Long Beach - Daugherty Field (LGB / KLGB) - USA - California, December 1978.
Seen during construction awaiting engine installation. Previously, her white tail wore logo of National Airlines (SunKing). First flight was November 29, 1978. Delivery date was March 27, 1979. Built as DC-10-30, cvt'd to DC-10-30(F) freighter. 

PP-VMO CP Air McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46540/268)
Rio de Janeiro - Galeao International (Antonio Carlos Jobim) (GIG / SBGL) - Brazil, April 2, 1980.                 

C-GCPC CP Air More: McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46540/268)
Milan - Malpensa (MXP / LIMC) - Italy, August 1980. 

CP Air More: McDonnell Douglas DC-10-30  More: London - Gatwick (LGW / EGKK) More: UK - England, August 6, 1983 Remark            Photographer C-GCPC / 901 (cn 46540/268)

CP Air More: McDonnell Douglas DC-10-30 More: Calgary - International (YYC / CYYC) More: Canada - Alberta, June 1986
Remark      Photographer C-GCPC / 901 (cn 46540/268) ''Empress of Amsterdam''

C-GCPC CP Air McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46540/268)
Toronto - Lester B. Pearson International (Malton) (YYZ / CYYZ) - Canada - Ontario, July 1986. 

C-GCPC Canadian Pacific / Canadien Pacifique - McDonnell Douglas DC-10-30 (CN 46540/268) 
Toronto - Lester B. Pearson International (Malton) (YYZ / CYYZ) - Canada - Ontario, April 1987. "Empress of Amsterdam".

C-GCPC Canadian Airlines More: McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46540/268)  
Frankfurt am Main (Rhein-Main AB) (FRA / FRF / EDDF) - Germany, August 21, 1988. 
Air colours but with Canadian titles.

C-GCPC Canadian Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46540/268)
Frankfurt am Main (Rhein-Main AB) (FRA / FRF / EDDF) - Germany, February 12, 1995. Delivered new to CP Air in March 1979.

C-GCPC Canadian Airlines More: McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46540/268) 
Vancouver - International (YVR / CYVR) - Canada - British Columbia, January 2000. 

C-GCPC Canadian Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46540/268)
Sao Paulo - Guarulhos International (Cumbica) (GRU / SBGR) -  Brazil, June 1991.

 N304SP Centurion Air Cargo More: McDonnell Douglas DC-10-30(F) cn 46540/268)
Miami - International (MIA / KMIA) - USA - Florida, January 26, 2006.

N304SP Centurion Air Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 46540/268)
San Juan - Luis Munoz Marin International (Isla Verde) (SJU / TJSJ) - Puerto Rico, June 2004.

N304SP Centurion Air Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 46540/268)
Fort Wayne - International (Baer Field) (FWA / KFWA) - USA - Indiana, December 2006.   

N304SP MTA Cargo More: McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 46540/268)
Santiago - Arturo Merino Benitez (Pudahuel) (SCL / SCEL) - Chile, December 4, 2008. 

N304SP MTA Cargo More: McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 46540/268) 
Miami - International (MIA / KMIA) USA - Florida, February 8, 2008.

PR-MTC MTA Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (C/N 46540/268)
Manaus - Eduardo Gomes (MAO / SBEG) - Brazil, June 3, 2009.

N304SP MTA Cargo. McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 46540/268)
Curitiba - Afonso Pena (CWB / SBCT) - Brazil, August 24, 2008.

PR-MTC MTA Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) cn 46540/268)
Recife - Guararapes (REC / SBRF) - Brazil, September 15, 2010.

PR-MTC MTA Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 46540/268) 
Recife - Guararapes (REC / SBRF) More: Brazil, September 15, 2010. 

PR-MTC MTA Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 46540/268)
Miami - International (MIA / KMIA) More: USA - Florida, May 5, 2010. 

PR-MTC MTA Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 46540/268)
Sao Paulo - Guarulhos International (Cumbica) (GRU / SBGR) - Brazil, June 19, 2010. 


PP-VMP (c/n 46541/281): Veio da CP Air, do Canadá, onde começou a operar em 19/07/1979, como C-GCPD. Entregue à Varig em 21/07/1979. Ficou menos de um ano na empresa, retornando à CP Air em 14/06/1980, com a mesma matrícula anterior. Em 1987, passou para a Canadian Airlines, sucessora da CP Air. Foi vendido em 29/11/2000 para a World Airways, como N541SA, onde foi convertido para DC-10-30F. Foi depois para a DAS Air, do Quênia, em 16/08/2005, como 5X-DAS, onde voou até ser estocado em dezembro de 2006.

28.03.1979: Assembled in Long Beach
19.07.1979: To CP Air (Empress of British Columbia, 902), C-GCPD
21.07.1979: Leased to VARIG, PP-VMP
14.06.1980: Returned to CP Air ,C-GCPD
12.01.1986: New name: Canadian Pacific Airlines
26.04.1987: Merged into Canadian Airlines International, name of the aircraft + fleet number retained
1999: Painted in MTV "Fly 2K" colors
26.01.2000: WFU and stored
03.02.2000: Ferried to Edmonton
13.04.2000: Ferried to Venice for freighter conversion
14.04.2000: To FSBU, N541SA
10.2000: Leased to World Airways
19.12.2000: Delivered to World Airways as freighter
2002: WFU and stored
27.06.2003: To Finova Capital and leased to World Airways
????: WFU and stored at Goodyear
????: Re-registred C-FACX and prepared for All Canada Express
????: Returned to Finova
16.07.2005: Ferried to Nimes
20.07.2005: To DAS Air Cargo, 5X-DAS
01.12.2006: Returned to Finova, N65SS
DC-10-30,
later -30F(AF)

Engines:
3 CF6-50C2

PP-VMP Varig McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46541/281)
Rio de Janeiro - Galeao International (Antonio Carlos Jobim) (GIG / SBGL) - Brazil, February 2, 1980.

PP-VMP CP Air More: McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46541/281)
Rio de Janeiro - Galeao International (Antonio Carlos Jobim) (GIG / SBGL) - Brazil, June 14, 1980. 

C-GCPD CP Air More: McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46541/281)
Amsterdam - Schiphol (AMS / EHAM) - Netherlands, February 5, 1982.

N541SA  World Airways Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 46541/281)
Miami - International (MIA / KMIA) - USA - Florida, February 2001.

N541SA World Airways Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 46541/281)
Los Angeles - International (LAX / KLAX) - USA - California, November 12, 2003. 

 N541SA World Airways Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F)  (cn 46541/281
 Los Angeles - International (LAX / KLAX) - USA - California, December 9, 2003.

5X-DAS DAS Air Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F)  (cn 46541/281) 
Amsterdam - Schiphol (AMS / EHAM) - Netherlands, August 5, 2006.

5X-DAS DAS Air Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) cn 46541/281)
Amsterdam - Schiphol (AMS / EHAM) - Netherlands, April 2006.

5X-DAS  DAS Air Cargo More: McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 46541/281)
Helsinki - Vantaa (HEL / EFHK) - Finland, May 7, 2006.

5X-DAS  DAS Air Cargo More: McDonnell Douglas DC-10-30(F) cn 46541/281)
Amsterdam - Schiphol (AMS / EHAM) More: Netherlands, April 7, 2006.



PP-VMQ (c/n 46941/176): comprado novo e entregue em 07/11/1974. Voou na Varig durante toda a sua carreira, sendo desmontado em Tucson, AZ, em julho de 2002.

26.09.1974: Assembled in Long Beach (planned registration: PP-VMC)
07.11.1974: To VARIG, PP-VMQ
????: To Aircraft 46941 Inc. and leased back to VARIG
06.07.1996: Involved in accident when taxied into jetbridge where engine #1 was damaged
01.05.1999: Transferred to PLUNA
27.01.2000: WFU and stored in Tucson

04.2000: Broken up in Tucson
DC-10-30

Engines:
3 CF6-50C2

PP-VMQ Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46941/176)
Zurich (- Kloten) (ZRH / LSZH) - Switzerland, June 1996. 

PP-VMQ Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46941/176)
Zurich (- Kloten) (ZRH / LSZH) - Switzerland, May 17, 1997. 

PP-VMQ Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46941/176)
Rio de Janeiro - Galeao International (Antonio Carlos Jobim) (GIG / SBGL) - Brazil, May 2, 1999. 

PP-VMQ Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46941/176)
Sao Paulo - Guarulhos International (Cumbica) (GRU / SBGR) - Brazil, Early 1990's. 

PP-VMQ Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46941/176)
Sao Paulo - Guarulhos International (Cumbica) (GRU / SBGR) - Brazil, Early 1990's. 

PP-VMQ Untitled McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46941/176)
Tucson - International (TUS / KTUS) - USA - Arizona, July 20, 2000.

PP-VMQ Untitled McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46941/176)
Tucson - International (TUS / KTUS) -  USA - Arizona, July 25, 2000.


PP-VMR (c/n 47817/300): encomendado pela Singapore Airlines, onde chegou a ser registrado como 9V-SDF, em 30/11/1979, mas repassado à Varig no dia seguinte. Voou menos de um ano na empresa, até ser devolvido em 24/11/1980 à Singapore, com a mesma matrícula anterior. Foi vendido em 30/11/1983 para a Biman Bangladesh, como S2-ACQ, onde voa como aeronave de passageiros até hoje.

10.09.1979: Assembled in Long Beach
30.11.1979: To Singapore Airlines, 9V-SDF
01.12.1979: Leased to VARIG, PP-VMR
24.11.1980: Returned to Singapore Airlines, 9V-SDF
30.11.1983: To Bangladesh Biman (City of Hz Shah Jalal RA), S2-ACQ
DC-10-30

Engines:
3 CF6-50C2

9V-SDF Singapore Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47817/300) 
Hong Kong - Kai Tak International (HKG / VHHH) (closed) - China - Hong Kong, July 1983.

PP-VMR Singapore Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47817/300)
Rio de Janeiro - Galeao International (Antonio Carlos Jobim) (GIG / SBGL) Brazil, December 1, 1979. 
  
Varig McDonnell Douglas DC-10-30 
Rio de Janeiro - Galeao International (Antonio Carlos Jobim) (GIG / SBGL) - Brazil, February 27, 1980. 

Biman Bangladesh McDonnell Douglas DC-10-30 Rome - Fiumicino (Leonardo da Vinci) (FCO / LIRF) More: Italy, July 17, 2011 Remark Photographer S2-ACQ (cn 47817/300) sunset shot

S2-ACQ Biman Bangladesh More: McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47817/300)
Hong Kong - Chek Lap Kok International (HKG / VHHH) - China - Hong Kong, July 20, 2010.

S2-ACQ Biman Bangladesh More: McDonnell Douglas DC-10-30 cn 47817/300)
Rome - Fiumicino (Leonardo da Vinci) (FCO / LIRF) - Italy, May 29, 2011.

S2-ACQ Biman Bangladesh McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47817/300)
Paris - Orly (ORY / LFPO) - France, July 24, 2005.

S2-ACQ Biman Bangladesh McDonnell Douglas DC-10-30 cn 47817/300)
London - Heathrow (LHR / EGLL) - UK - England, October 23, 2005. 


PP-VMS (c/n 47818/305): encomendado pela Singapore Airlines, onde chegou a ser registrado como 9V-SDG, em 25/01/1980, mas repassado à Varig no mesmo dia. Voou até 13/01/1992 na empresa, até ser repassado à McDonnel-Douglas, como N519MD, na época em que a Varig estava adquirindo seus MD-11. Foi depois, sucessivamente, para a World Airways (01/03/1992), como N115WA, Garuda (28/04/1992), Biman Bangladesh (20/07/1993), como S2-ADB, McDonnell-Douglas (11/09/1996), como N537MD, Caledonian Airways (11/03/1998), como G-LYON, JMC Airlines (27/03/2000), DAS Air (26/06/2002), já como cargueiro DC-10-30F e matriculado 5X-ROY, e Avient, do Zimbabwe (01/06/2007), como Z-ALT, onde está ativo até hoje.

23.10.1979: Assembled in Long Beach
25.01.1980: To Singapore Airlines, 9V-SDG
25.01.1980: To VARIG, PP-VMS
13.01.1992: To Mc Donnell - Douglas, N519MD
03.1992: Re-registred N115WA
28.04.1992: Transferred to MDFC and leased to World Airways
05.1992: Sub-leased to Garuda Indonesia
1992: Returned to World Airways
25.04.1993: Sub-leased to Garuda Indonesia
05.07.1993: Returned to World Airways
20.07.1993: Returned to MDFC
26.08.1993: Leased to Bangladesh Biman, S2-ADB
11.09.1996: Returned to Mc Donnell-Douglas
10.1996: Re-registred N537MD
11.1997: Leased to Caledonian Airways, G-LYON
02.04.1998: First service for Caledonian Airways
27.03.2000: Merged into JMC Airlines
06.09.2001: Last service for JMC Airlines
08.09.2001: WFU and stored in Manchester
06.11.2001: Returned to Boeing Capital (new name), N537MD
2002: Leased to Africa One
26.06.2002: Transferred to DAS Air Cargo, 5X-ROY
2002: Converted to DC-10-30F(AF)
2006/2007: WFU and stored in Manston/Kent
2007: To Avient
To be registred Z-ALT
DC-10-30,
later -30F(AF)

Engines:
3 CF6-50C2

PP-VMS Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47818/305)
London - Heathrow (LHR / EGLL) - UK - England, February 18, 1983.

PP-VMS  Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47818/305)
Paris - Orly (ORY / LFPO) - France, July 30, 1980.





PP-VMS  Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47818/305)

Paris - Orly (ORY / LFPO) - France, July 30, 1980.





PP-VMS Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47818/305)
Paris - Charles de Gaulle (Roissy) (CDG / LFPG) - France, July 27, 1985.




G-LYON Caledonian Airways McDonnell Douglas DC-10-30 (c/n 47818/305)
London - Gatwick (LGW / EGKK) - UK - England, August 22, 1998. 





N115WA Garuda Indonesia (World Airways) McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47818/305) 
Zurich (- Kloten) (ZRH / LSZH) - Switzerland, June 1993.


Biman Bangladesh More: McDonnell Douglas DC-10-30 
London - Heathrow (LHR / EGLL) - UK - England, September 3, 1994.S2-ADB (cn 47818/305)

G-LYON Caledonian Airways McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47818/305)
London - Gatwick (LGW / EGKK) - UK - England, September 1998. 

G-LYON Caledonian Airways McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47818/305) 
London - Gatwick (LGW / EGKK) - UK - England, September 4, 1999.

G-LYON JMC Air More: McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 47818/305)
More: Alicante (- El Altet) (ALC / LEAL) More: Spain, September 2001.

5X-ROY DAS Air Cargo More: McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47818/305)
Amsterdam - Schiphol (AMS / EHAM) - Netherlands, July 31, 2006.

5X-ROY DAS Air Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47818/305)
Amsterdam - Schiphol (AMS / EHAM) -  Netherlands, July 28, 2006. 

5X-ROY DAS Air Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47818/305)
Amsterdam - Schiphol (AMS / EHAM) - Netherlands, January 15, 2005. 

5X-ROY DAS Air Cargo More: McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47818/305)
Amsterdam - Schiphol (AMS / EHAM) - Netherlands, January 7, 2006.
Z-ALT Avient More: McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47818/305)
Milan - Malpensa (MXP / LIMC) - Italy, May 15, 2012. 

Z-ALT Avient McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47818/305)
Prague - Ruzyne (PRG / LKPR) - Czech Republic, April 27, 2012. 

Z-ALT Avient McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47818/305)
Prague - Ruzyne (PRG / LKPR) - Czech Republic, April 28, 2012.

Z-ALT Avient McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47818/305) 
Liege (- Bierset) (LGG / EBLG) - Belgium, October 2, 2011.

Z-ALT  Avient Aviation   McDonnell Douglas DC-10-30(F)(cn 47818/305)
 Prague-Ruzyne – LKPR - Czech Republic April 27, 2012.


PP-VMT (c/n 47841/329): comprado novo e entregue em 31/07/1980. Foi convertido ainda na Varig em cargueiro DC-10-30F. Passou para a VarigLog em 01/01/2006, ainda como PP-VMT. Foi estocado em GRU, em maio de 2008, e em VCP após outubro de 2008. Foi depois mandado para o Pinal Air Park, em Marana, AZ, em agosto de 2009 como N576SH. Situação atual incerta.

23.05.1980: Assembled in Long Beach
31.07.1980: To VARIG, PP-VMT
11.1986: Converted to DC-10-30F (CF)
05.1992: To GPA Group and leased back to VARIG
????: Transferred to GECAS and leased to VARIG
09.11.1998: To Pegaus Aviation and leased to VARIG
2005: WFU and stored in Rio de Janeiro
2005/2006: Back in service with VARIG Log
DC-10-30,
later -30F(CF)

Engines:
3 CF6-50C2

PP-VMT Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47841/329)
Rio de Janeiro - Galeao International (Antonio Carlos Jobim) (GIG / SBGL)  Brazil, March 6, 1981.

PP-VMT  Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47841/329)
Milan - Malpensa (MXP / LIMC) - Italy, July 1984. 

PP-VMT  Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47841/329)
Mexico City (MEX / MMMX) - Mexico, April 1986.

PP-VMT  Varig Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47841/329)
Frankfurt am Main (Rhein-Main AB) (FRA / FRF / EDDF) - Germany, March 10, 1989.

PP-VMT  Varig Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47841/329)
Frankfurt am Main (Rhein-Main AB) (FRA / FRF / EDDF) - Germany, March 10, 1989.

PP-VMT  Varig McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47841/329)
New York - John F. Kennedy International (Idlewild) (JFK / KJFK) - USA - New York, April 2000.

PP-VMT  Varig McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47841/329)
Curitiba - Afonso Pena (CWB / SBCT) - Brazil, November 1, 2004.

PP-VMT  Varig Log McDonnell Douglas DC-10-30(F) (c/n 47841/329)
Fortaleza Pinto Martins Intl – SBFZ – Brazil - March 15, 2008.

PP-VMT  Varig Log McDonnell Douglas DC-10-30(F) (47841/329)
Fortaleza Pinto Martins Intl – SBFZ – Brazil - March 15, 2008.

PP-VMT  Varig Log McDonnell Douglas DC-10-30(F) (47841/329)
Fortaleza Pinto Martins Intl – SBFZ – Brazil - March 15, 2008.

PP-VMT  Varig Log McDonnell Douglas DC-10-30(F) (47841/329)
Porto Alegre Salgado Filho – SBPA – Brazil - November 16, 2007.



PP-VMU (c/n 47842/332): comprado novo e entregue em 09/10/1980. Foi convertido ainda na Varig em cargueiro DC-10-30F. Passou para a VarigLog em 01/01/200O, ainda como PP-VMU. Foi estocado em Manaus, em março de 2008. Foi depois para a Pegasus, em dezembro de 2009 como N578SH. Foi estocado, mas sua situação atual é incerta.

19.06.1980: Assembled in Long Beach
06.09.1980: To VARIG, PP-VMU
11.1987: Converted to DC-10-30F (CF)
05.1992: To GPA Group and leased back to VARIG
12.2002: Returned to GECAS, WFU and stored
????: Sold or leased to VARIGLog
DC-10-30,
later -30F(AF)

Engines:
3 CF6-50C2


PP-VMU  Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47842/332)
Rio de Janeiro - Galeao International (Antonio Carlos Jobim) (GIG / SBGL) - Brazil, November 1984. 

PP-VMU Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47842/332)
Zurich (- Kloten) (ZRH / LSZH) - Switzerland, April 1981.

PP-VMU  Varig McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47842/332)
Miami - International (MIA / KMIA) - USA - Florida, December 7, 1991.

PP-VMU  Varig Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47842/332)
New York - John F. Kennedy International (Idlewild) (JFK / KJFK) - USA - New York, November 1999.

PP-VMU  Varig Log McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47842/332)
Curitiba - Afonso Pena (CWB / SBCT) - Brazil, July 1, 2004.

PP-VMU  Varig Log McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47842/332)
Rio de Janeiro - Galeao International (Antonio Carlos Jobim) (GIG / SBGL) - Brazil, January 26, 2005.




PP-VMU  Varig Log McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47842/332)
Sao Paulo - Guarulhos International (Cumbica) (GRU / SBGR) - Brazil, December 11, 2007.

PP-VMU  Varig Log McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47842/332)
Sao Paulo - Guarulhos International (Cumbica) (GRU / SBGR) - Brazil, December 11, 2007.

PP-VMU  Varig Log McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47842/332)
Manaus Eduardo Gomes – SBEG – Brazil - August 03, 2008.

PP-VMU  Varig Log McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47842/332)
Manaus - Eduardo Gomes (MAO / SBEG) - Brazil, March 28, 2009.



PP-VMV (c/n 47843/335): comprado novo e entregue em 09/10/1980. Voou por 19 anos na Varig até ser vendido em 29/10/1999 para a Skyjet, onde foi convertido em cargueiro e matriculado como N335SJ. Depois foi para a DAS Air (30/06/2000), Electra Airlines (11/11/2001), como SX-CVC. Arm,azenado em Nimes, França, foi vendido depois para a CargoItalia (01/05/2006), como I-CGIA. Armazenado em Chateauroux - CHR, na França, desde 11/2008.

16.07.1980: Assembled in Long Beach
09.10.1980: To VARIG, PP-VMV
????: To Mitsui & Company and leased back to VARIG
06.1999: Returned to Mitsui
25.06.1999: Leased to Skyjet, N335SJ
29.10.1999: Ferried to Wichita to be converted to DC-10-30F (AF)
2000: Re-registred F-GSKA
2000: Converted to DC-10-30F (AF)
2000: Re-registred N335SJ
2000: Leased to DAS Air Cargo

Hours/Cycles acumulated by 01/06/2001: ca. 69 000 / 16 000

2001: Returned to Skyjet and transferred to Electra Aviation
2002: Re-registred SX-CVC
2002: Operated for ACS in dual colour scheme
2003: WFU and stored in Nimes
03.11.2005: To unknown company (?), N331FV
02.12.2005: Ferried from Nimes to Zurich
05.12.2005: Ferried from Zurich to Nimes on delivery to Rotor Trade Inc.
18.05.2006: To Cargo Italia
19.05.2006: Re-registred I-CGIA
DC-10-30,
later -30F(AF)

Engines:
3 CF6-50C2

PP-VMV  Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47843/335)
Paris - Orly (ORY / LFPO) - France, April 18, 1981.

PP-VMV  Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47843/335)
Zurich (- Kloten) (ZRH / LSZH) Switzerland, October 1991. 

PP-VMV  Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47843/335)
Rome - Fiumicino (Leonardo da Vinci) (FCO / LIRF) - Italy, July 1997.


N335SJ DAS Air Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47843/335)
Amsterdam - Schiphol (AMS / EHAM) Netherlands, July 23, 2000.

N335SJ  DAS Air Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47843/335)
More: Amsterdam - Schiphol (AMS / EHAM) Netherlands, July 23, 2000.

SX-CVC  Electra Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47843/335)
Ostend / Bruges (OST / EBOS) - Belgium, February 2002.

SX-CVC  Electra McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47843/335)
Manchester - International (Ringway) (MAN / EGCC) - UK - England, March 2, 2003.

N331FV  Electra Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47843/335)
Zurich (- Kloten) (ZRH / LSZH) - Switzerland, December 2, 2005.

N331FV  Cargoitalia McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47843/335)
Zurich (- Kloten) (ZRH / LSZH) Switzerland, May 18, 2006.

I-CGIA  Cargoitalia McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47843/335)

 Dubai - International (DXB / OMDB) - United Arab Emirates, November 11, 2007.


I-CGIA  Cargoitalia McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47843/335)
Hamburg (- Fuhlsbuttel) (HAM / EDDH) - Germany, August 1, 2008.


PP-VMW (c/n 47844/336): comprado novo e entregue em 10/11/1980. Voou por 14 anos na Varig, depois, em 01/07/1994, foi para a Pluna, do Uruguai, ainda como PP-VMW. Foi para a Northwest em 30/12/1994, como N237NW, e depois retirado de serviço e estocado em Marana, em v21/02/2007. Ficou alguns dias em Marana até ir para a ATA Airlines, em 30/03/2007. Depois foi para a World Airways, em 22/02/2008, como N136WA, até ser estocado novamente em julho de 2010.

24.07.1980: Assembled in Long Beach
10.11.1980: To VARIG, PP-VMW
01.07.1994: Leased to PLUNA
????: Returned to VARIG, Occasionally leased to PLUNA in PLUNA-Colours
12.1997: WFU and stored
12.1997: To Northwest Airlines, N237NW
1998: Painted in "KLM / Northwest Dual" colour scheme
04.2000: Back in standard cs
18.10.2004: WFU and stored in Marana, AZ
21.12.2004: Back in service with Northwest Airlines
07./08.01.2007: Last service for Northwest Airlines (Last regular NW DC-10 flight!) from Honulu to Minneapolis St. Paul
2007: Ferried to San Antonio, TX
Being prepared for World Airways as N136WA
DC-10-30

Engines:
3 CF6-50C2

PP-VMW  Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47844/336)
Cape Town - International (D.F. Malan) (CPT / FACT) - South Africa, Early 1990's.

PP-VMW  Varig McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 47844/336)
Sao Paulo - Guarulhos International (Cumbica) (GRU / SBGR) -  Brazil, Early 1990's.

PP-VMW  Pluna McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47844/336)
Madrid - Barajas (MAD / LEMD) - Spain, October 1994.

PP-VMW  Pluna McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47844/336)
Madrid - Barajas (MAD / LEMD) - Spain, February 11, 1995.

PP-VMW  Pluna McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47844/336)
Madrid - Barajas (MAD / LEMD) - Spain, May 1997.

N237NW  Northwest Airlines (KLM - Royal Dutch Airlines) McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47844/336)
Amsterdam - Schiphol (AMS / EHAM) - Netherlands, December 1998.

N237NW KLM - Royal Dutch Airlines (Northwest Airlines)  McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47844/336)
Frankfurt am Main (Rhein-Main AB) (FRA / FRF / EDDF) - Germany, August 1999.

N237NW  Northwest Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47844/336)
Minneapolis / St. Paul - International / Wold-Chamberlain Field (MSP / KMSP) - USA - Minnesota, November 12, 2006.

N237NW  Northwest Airlines (KLM - Royal Dutch Airlines) McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47844/336)
Amsterdam - Schiphol (AMS / EHAM) - Netherlands, July 16, 2006.

N136WA  World Airways  McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47844/336)
 Atlanta - Hartsfield-Jackson International (The William B Hartsfield) (ATL / KATL) - USA - Georgia, June 21, 2008.

N136WA  World Airways  McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47844/336)
Yokota AFB (OKO / RJTY) -  Japan, August 29, 2009.

N136WA  World Airways McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47844/336)
Leipzig / Halle (- Schkeuditz) (LEJ / EDDP) -  Germany, April 26, 2009.


PP-VMX (c/n 47845/356): comprado novo e entregue em 09/06/1981. Voou por 13 anos na Varig, depois foi para a LAPSA, do Paraguai, em 03/10/1993, ainda como PP-VMX. Voltou para a Varig em 27/01/1994 Varig, e depois foi para a Garuda, da Indonésia, em 06/04/1994. Em 01/07/1994, voltou para a Varig, como PP-VMX, e em 02/09/1999 foi para a Northwest Airlines, como N242NW. Foi estocado em Marana em 02/2006, indo em 23/04/2007 para a ATA Airlines, como N242NW. Em 23/02/2008, foi para a World Airways, como N138WA, e depois armazenado novamente em 11/2010.

17.03.1981: Assembled in Long Beach
09.06.1981: To VARIG, PP-VMX
1993: Leased to Lineas Aereas Paraguayas
27.01.1994: Returned to VARIG
06.04.1994: Leased to World Airways and sub-leased to Garuda Indonesia
30.06.1994: Returned to VARIG
02.09.1999: To Northwest Airlines, N242NW
2000: Ferried to Singapore and Payar Lebar for maintenance
05.2000: First service for Northwest Airlines
2006: WFU and stored in Marana, AZ
Being prepared for World Airways as N138WA
DC-10-30

Engines:
3 CF6-50C2

PP-VMX  Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47845/356)
London - Heathrow (LHR / EGLL) - UK - England, November 23, 1996.

PP-VMX  Varig McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 47845/356)
Los Angeles - International (LAX / KLAX) - USA - California, September 1983.

PP-VMX  Lineas Aereas Paraguayas (Varig)  McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 47845/356)
Brussels - National (Zaventem) / Melsbroek (BRU / EBBR / EBMB) - Belgium, October 17, 1993.

PP-VMX  Lineas Aereas Paraguayas (Varig)  McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 47845/356)
Brussels - National (Zaventem) / Melsbroek (BRU / EBBR / EBMB) - Belgium, October 17, 1993.

PP-VMX Untitled (Varig) McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 47845/356)
Rio de Janeiro - Galeao International (Antonio Carlos Jobim) (GIG / SBGL) -  Brazil, July 30, 1999.

N242NW  Northwest Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47845/356)
Amsterdam - Schiphol (AMS / EHAM) - Netherlands, March 3, 2004. 

N138WA  World Airways McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47845/356)
Atlanta - Hartsfield-Jackson International (The William B Hartsfield) (ATL / KATL) - USA - Georgia, June 22, 2008.

N138WA  World Airways  McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47845/356)
Nuremberg (NUE / EDDN) - Germany, November 1, 2009.


PP-VMY (c/n 48282/355): comprado novo e entregue em 30/04/1981. voou na Varig por quase 13 anos e, em 06/04/1994. foi para a Garuda, voltando para a Varig em 01/07/1994. Em 16/06/1999 foi para a Northwest Airlines, como N241NW. Estocado em Marana em 02/2006, foi vendido em 07/02/2007 para a ATA Airlines, onde foi matriculado como N241NW, e depois, em 22/02/2008, para a World Airways, como N137WA, onde está voando até hoje.

27.02.1981: Assembled in Long Beach
30.04.1981: To VARIG, PP-VMY
06.04.1994: Leased to World Airways and sub-leased to Garuda Indonesia
30.06.1994: Returned to VARIG
16.06.1999: To Northwest Airlines, N241NW
????: WFU and stored in Marana
2000: Ferried to Singapore
03.2000: First service for Northwest Airlines
29.05.2005: Last service for Northwest Airlines from London/Gatwick to Minneapolis/St. Paul
02.06.2005: Ferried from Minneapolis/St. Paul to Marana, WFU and stored
02.2007: Leased to American Trans Air (?) - Probably mix-up with other aircraft or never in service with ATA
2007: Ferried to San Antonio, TX
Being prepared for World Airways as N137WA
DC-10-30

Engines:
3 CF6-50C2

PP-VMY  Varig McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 48282/355)
Paris - Charles de Gaulle (Roissy) (CDG / LFPG) -  France, May 1989.

PP-VMY  Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 48282/355)
Los Angeles - International (LAX / KLAX) - USA - California, February 1984.

PP-VMY  Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 48282/355)
Los Angeles - International (LAX / KLAX) - USA - California, September 1989.

PP-VMY  Varig McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 48282/355)
Rio de Janeiro - Jacarepagua (SBJR) - Brazil, December 1986.

N241NW  Northwest Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 48282/355)
Honolulu - International / Pearl Harbor-Hickam JB (Hickam AFB) (HNL / HIK / PHNL / PHIK) -  USA - Hawaii, April 30, 2005.

N241NW  Northwest Airlines  McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 48282/355)
Minneapolis / St. Paul - International / Wold-Chamberlain Field (MSP / KMSP) - USA - Minnesota, March 2, 2005.


PP-VMZ (c/n 46999/289): comprado da Singapore Airlines, onde foi entregue em 28/09/1979, como 9V-SDE. Entregue à Varig em 27/03/1980 como PP-VMZ. Em 13/01/1992, foi para a McDonnell Douglas, como N518MD, na época da aquisição dos MD-11. Em 01/03/1992, foi para a World Airways, como N114WA, em 01/05/1992 para a Garuda, como N114WA, em 17/07/1993, novamente para a World Airways, como N114WA, em 20/07/1993 para a Biman Bangladesh, como S2-ADA, em 01/11/1994 voltou para a McDonnell Douglas como N524MD, indo em 07/09/1995 para a Aeroflot, da Rússia, como N524MD, sendo convertido para cargueiro DC10-30F. Em 19/11/2004, foi para a Arrow Air, como N524MD, arrendado da Miami Leasing. Foi estocado em OPF (Opa Locka, Flórida), em 07/2010.


06.06.1979: Assembled in Long Beach
29.08.1979: To Singapore Airlines, 9V-SDE
27.03.1980: To VARIG, PP-VMZ
13.01.1992: To Mc Donnell - Douglas , N518MD
16.04.1992: Transferred to MDFC, N114WA and leased to World Airways
20.04.1993: Sub-leased to Garuda Indonesia
10.07.1993: Returned to World Airways
07.1993: Sub-leased to Garuda Indonesia
20.07.1993: Returned to MDFC and leased to Bangladesh Biman, S2-ADA
26.01.1994: Returned to MDFC
08.1995: Converted to DC-10-30F (CF)
10.1995: Leased to Aeroflot Russian International Airlines, N524MD

Hours/Cycles accumulated by 01/12/2001: 66310 / 15594

2002: Returned to Boeing
04.04.2002: Ferried from Nimes-Garons to Zurich, WFU and stored
31.05.2002: Ferried from Paris/ Le Bourget to Victorville
????: To Miami Leasing
19.11.2004: Leased to Arrow Air
DC-10-30,
later -30F(CF)

Engines:
3 CF6-50C2

PP-VMZ  Varig McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46999/289)
Rio de Janeiro - Galeao International (Antonio Carlos Jobim) (GIG / SBGL) -  Brazil, September 25, 1981.

PP-VMZ  Varig McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46999/289)
 Zurich (- Kloten) (ZRH / LSZH) -  Switzerland, April 1982.

N114WA  World Airways McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46999/289)
Las Vegas - McCarran International (LAS / KLAS) - USA - Nevada, August 30, 1992.

S2-ADA  Biman Bangladesh McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46999/289)
Frankfurt am Main (Rhein-Main AB) (FRA / FRF / EDDF) - Germany, September 26, 1993.

N524MD  Aeroflot - Russian International Airlines McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 46999/289)
Frankfurt am Main (Rhein-Main AB) (FRA / FRF / EDDF) -  Germany, July 25, 1996.

N524MD  Untitled  McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 46999/289)
Victorville - Southern California Logistics (International) (George AFB) (VCV) - USA - California, November 28, 2002.

N524MD  Untitled More: McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 46999/289)
Victorville - Southern California Logistics (International) (George AFB) (VCV) - USA - California, September 20, 2003.

N524MD  Arrow Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 46999/289)
Salvador - International / Deputado Luis Eduardo Magalhaes (Dois de Julho) (SSA / SBSV) - Brazil, May 28, 2007.

N524MD Arrow Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 46999/289)
Miami - International (MIA / KMIA) - USA - Florida, November 28, 2009.

N524MD  Arrow Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 46999/289)
Miami - International (MIA / KMIA) - USA - Florida, April 14, 2009.

N524MD  Arrow Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 46999/289)
Miami - Opa Locka (OPF) - USA - Florida, December 6, 2010.

N524MD  Arrow Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 46999/289)
Miami - Opa Locka (OPF) - USA - Florida, May 5, 2011.

N524MD  Arrow Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 46999/289)
Miami - Opa Locka (OPF) - USA - Florida, March 2, 2012.

N524MD  Arrow Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 46999/289)
Miami - Opa Locka (OPF) - USA - Florida, February 19, 2012.


N524MD Arrow Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (CN 46999/289)
Miami - Opa Locka (OPF) - USA - Florida, March 2, 2012.

N524MD Arrow Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (CN 46999/289)
Miami - Opa Locka (OPF) - USA - Florida, May 2012. 



PP-SOM (c/n 46940/141):

21.01.1974: Assembled in Long Beach
02.04.1974: To Pakistan International, AP-AXD
09.05.1986: To Canadian Pacific Airlines (Empress of Tokyo, 910), C-FCRB
26.04.1987: Merged into Canadian Airlines International, fleet-nr. and name retained
01.1988: To Canadian Lease Financing and leased back to Canadian
10.06.1991: To Potomac Capital Investment Corporation
11.06.1991: Transferred to Wilmington Trust Company
28.06.1991: Leased to VASP, PP-SOM
12.1992: Repossessed by Potomac Capital Investment Corporation, N234DC
14.04.1993: Leased to Continental Airlines
08.1993: Re-registred N76073
02.07.2000: WFU and stored in Mojave
21.04.2001: Ferried to Clinton/Sherman
DC-10-30

Engines:
3 CF6-50C2

AP-AXD  Pakistan International Airlines – PIA McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46940/141)
Frankfurt am Main (Rhein-Main AB) (FRA / FRF / EDDF) - Germany, August 4, 1979.

AP-AXD  Pakistan International Airlines – PIA McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46940/141)
Frankfurt am Main (Rhein-Main AB) (FRA / FRF / EDDF) - Germany, June 2, 1984.

C-FCRB  Canadian Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46940/141)
Amsterdam - Schiphol (AMS / EHAM) - Netherlands, Early 1990's.

PP-SOM  VASP McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46940/141)
Orlando - International (McCoy) (MCO / KMCO) - USA - Florida, August 1991.

PP-SOM  VASP McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46940/141)
Orlando - International (McCoy) (MCO / KMCO) - USA - Florida, August 1991.

N76073 Continental Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46940/141)
Mojave (MHV) - USA - California, November 28, 2000.


PP-SON  (c/n 47868/200):

26.03.1975: Assembled in Long Beach
05.05.1975: To Alitalia, I-DYND
25.05.1983: To Pakistan International, AP-BBL
19.12.1985: To CP Air (Empress of Canada, 911), C-FCRE
12.01.1986: New name: Canadian Pacific Airlines
26.04.1987: Merged into Canadian Airlines International, fleet-numer and name retained
28.05.1991: To Potomac Capital Investment, N42783 and transferred to Wilmington Trust Company
21.06.1991: Leased to VASP, PP-SON
09.1991: WFU and stored in Sao Paulo, Brazil
19.11.1992: Repossessed by Potomac Capital Investment Corporation, N42783
11.1992: WFU and stored in Marana, Arizona
03.1995: Leased to Canadian Airlines International
09.03.1995: Re-registred C-FCRE
????: Named (Spirit of Canadian) and painted in special employee signature colours
29.10.1999: Last service for Canadian Airlines and returned to Potomac Capital Investment Corporation
05.11.1999: WFU and stored at Abbotsford

Hours/Cycles acumulated by 05/11/1999: 78084 / 18497
30.06.2000: Ferried to Marana

Hours/Cycles acumulated by 30/06/2000: 78086 / 18499
07.07.2000: To Finova Leasing, N305FV
2001: To DAS Air Cargo
????: Converted to DC-10-30F(AF)

2002: Broken up in Marana, never entered service with DAS Air Cargo
DC-10-30,
later -30F(AF)

Engines:
3 CF6-50C2

AP-BBL  Pakistan International Airlines – PIA McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 47868/200)
Amsterdam - Schiphol (AMS / EHAM) - Netherlands, May 1985.

AP-BBL  Pakistan International Airlines – PIA McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47868/200)
London - Heathrow (LHR / EGLL) - UK - England, June 28, 1983.


C-FCRE Canadian Pacific / Canadien Pacifique McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 47868/200)
Toronto - Lester B. Pearson International (Malton) (YYZ / CYYZ) - Canada - Ontario, June 1986.


C-FCRE  Canadian Airlines McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 47868/200)

London - Heathrow (LHR / EGLL) - UK - England, March 1999.

PP-SON  VASP McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47868/200)  
Miami - International (MIA / KMIA) - USA - Florida, January 18, 1992.

PP-SON  VASP McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 47868/200)
Sao Paulo - Guarulhos International (Cumbica) (GRU / SBGR) - Brazil, Early 1990's.

PP-SON  VASP McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47868/200)
Orlando - International (McCoy) (MCO / KMCO) - USA - Florida, July 1991.

N305FV  Canadian Airlines  McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47868/200)
Marana - Pinal Airpark (Silver Bell AHP) (MZJ) - USA - Arizona, December 3, 2002.



PP-SOV (c/n  47889/229):

03.06.1976: Assembled in Long Beach and registred N19B for Mc Donnell - Douglas
28.10.1976: To Pakistan International, AP-AYM
28.10.1986: To Canadian Pacific Airlines (912), C-FCRD
26.04.1987: Merged into Canadian Airlines International, fleet-number retained
16.10.1991: To Potomac Capital Investment Corporation, N31208
05.11.1991: Leased to VASP, PP-SOV
19.11.1992: Repossessed by Potomac Capital Investment Corporation, N6150Z
????: WFU and stored in Marana, Arizona
30.10.1993: Leased to Canadian Airlines International, C-FCRD
09.12.1994: Sub-leased to Aero Perú
15.02.1995: Returned to Canadian Airlines International
????: Named (Pride of Canadian)
30.12.1999: To Fleet Capital Corporation, lease to Canadian continues
11.01.2000: WFU and stored
18.02.2000: Ferried to Abbotsford, Canada
2000: Re-registred N306FV
16.06.2000: Ferried to Marana

Hours / cycles accumulated by 16/06/2000: 72763 / 18707
29.06.2000: Returned to Fleet Capital Corporation

09.2001: Converted to DC-10-30F(AF)
????: Ferried to Goodyear and planned for DAS Air Cargo but not taken up
22.09.2005: To Centurion Air Cargo
13.12.2005: Ferried from Goodyear, AZ to Miami, FL on delivery to Centurion Air Cargo
2006: WFU and stored in Miami
DC-10-30,
later -30F(AF)

Engines:
3 CF6-50C2

AP-AYM  Pakistan International Airlines – PIA McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47889/229)
Frankfurt am Main (Rhein-Main AB) (FRA / FRF / EDDF) - Germany, September 6, 1986.

AP-AYM  Pakistan International Airlines – PIA  McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 47889/229)
Frankfurt am Main (Rhein-Main AB) (FRA / FRF / EDDF) - Germany, July 1987.

PP-SOV  VASP McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 47889/229)
Sao Paulo - Guarulhos International (Cumbica) (GRU / SBGR) - Brazil, Early 1990's.

PP-SOV  VASP McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47889/229)
Los Angeles - International (LAX / KLAX) - USA - California, August 1992.

PP-SOV  VASP McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47889/229)
Manchester - International (Ringway) (MAN / EGCC) - UK - England, June 1993.

C-FCRD  Canadian Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47889/229)
Frankfurt am Main (Rhein-Main AB) (FRA / FRF / EDDF) - Germany, January 1996.

C-FCRD  Canadian Airlines  McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 47889/229)
London - Heathrow (LHR / EGLL) - UK - England, August 19, 1998.

N306FV  Untitled  McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47889/229)
Goodyear - Phoenix / Goodyear (Litchfield Municipal) (GYR) - USA - Arizona, March 21, 2004.

N306FV  Centurion Air Cargo McDonnell Douglas DC-10-30(F) (cn 47889/229)
San Juan - Luis Munoz Marin International (Isla Verde) (SJU / TJSJ) - Puerto Rico, April 23, 2006.


OH-LBH (c/n 47957/201):


18.04.1975: Assembled in Long Beach and first flight
06.05.1975: To Finnair, OH-LHB
04.09.1981: Leased to Nigeria Airways
28.09.1981: Returned to Finnair and leased to Sudan Airways
03.10.1981: Returned to Finnair
12.10.1981: Leased to Nigeria Airways
04.11.1981: Returned to Finnair
31.03.1993: Leased to VASP
03.1994: Returned to Finnair
23.06.1994: Leased to Skyjet Europe
23.06.1994: Sub-leased to Birgenair
13.09.1994: Returned to Finnair
27.06.1995: Leased to Air Liberté, F-GPVB
????: To Capra Corporation and leased to Air Liberté
30.05.1997: To Continental, N17085
2001: Last service for Continental Airlines
29.09.2001: WFU and stored in Mojave
10.11.2002: Ferried to Los Angeles
15.11.2002: Leased Omni Air International
DC-10-30

Engines:
3 CF6-50C2

OH-LHB  Finnair McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 47957/201)
Amsterdam - Schiphol (AMS / EHAM) - Netherlands, February 14, 1983.

OH-LHB  Finnair  McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 47957/201)
Dusseldorf - International (Rhein-Ruhr / Lohausen) (DUS / EDDL) - Germany, Mid 1980's.

OH-LHB  Finnair McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47957/201)
Sao Paulo - Guarulhos International (Cumbica) (GRU / SBGR) - Brazil, 1993.
 Leased to VASP.

OH-LHB  Finnair McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 47957/201)
Helsinki - Vantaa (HEL / EFHK) - Finland, June 9, 1995.

F-GPVB  Air Liberte McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 47957/201)

Helsinki - Vantaa (HEL / EFHK) - Finland, June 27, 1995.





N17085 Continental Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47957/201)

Los Angeles - International (LAX / KLAX) - USA - California, July 2001.


N17085 Omni Air International – OAI  McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47957/201)
Atlanta - Hartsfield-Jackson International (The William B Hartsfield) (ATL / KATL) - USA - Georgia, July 28, 2006.

N17085 Omni Air International - OAI - McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47957/201)
Dallas / Fort Worth - International (DFW / KDFW) - USA - Texas, December 27, 2006.

N17085  Untitled McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 47957/201)
Victorville - Southern California Logistics (International) (George AFB) (VCV) - USA - California, June 2007.

N17085 10 Tanker Air Carrier McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47957/201)
Victorville - Southern California Logistics (International) (George AFB) (VCV) - USA - California, June 9, 2010.
This firefighting DC10 is capable of carrying 12,000 gallons (45,000 liters) of retardant, gel, foam, or water in its constant flow external tank system.

N17085 10 Tanker Air Carrier McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47957/201)
Phoenix (Chandler) - Mesa (Williams) Gateway (AFB) (AZA / IWA / KIWA) - USA - Arizona, June 11, 2011.

N17085 10 Tanker Air Carrier McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47957/201)
Riverside - March ARB (AFB / Field) (RIV / KRIV) - USA - California, May 19, 2012.




PH-DTE (c/n 46554/84):

24.01.1973: Assembled in Long Beach and registred N1349 for Mc Donell-Douglas
09.02.1973: To KLM (Wolfgang Amadeus Mozart), PH-DTE
03.06.1983: Damaged after overrunning runway in Panama City
21.02.1984: To Trans Union Leasing Corporation, N130FA
09.09.1985: To SAS (Yngve Viking), SE-DFG
13.04.1988: To Ans Avianor A/S, LN-ALN and leased back to SAS
01.06.1989: To Intercredit Corporation and leased to JAT, YU-AMD
27.11.1991: Returned to Intercredit Corporation
????: WFU and stored in Mojave, California
05.02.1992: Re-registred N821CC
02.07.1992: To CL Aircraft Inc.
13.11.1992: To Concord Asset Management, V2-LEA and leased to Skyjet
11.1992: Operated for Air Zaire
????: Back with Skyjet
1993: Operated for Ghana Airways
1993: Back with Skyjet
1993: Planned for Taino Airlines but not taken up
01.04.1994: Sub-leased to Sobelair, OO-PHN
07.06.1994: To CLF 6 Inc. and leased to Skyjet
01.07.1994: Sub-leased to Sobelair
01.09.1994: Returned to Skyjet
10.12.1994: Sub-leased to Shabair
09.02.1995: Returned to Skyjet
10.02.1995: Sub-leased to VASP
03.02.1996: Returned to Skyjet (The Royal Oak Wineham)
1996: Sub-leased to Ecuatoriana
1996: Returned to Skyjet, name not given again
1996: To Aircraft 46554 Inc. and leased to Skyjet
31.05.1996: Sub-leased to Ghana Airways
????: Re-registred 9G-PHN
02.2000: Returned to Skyjet
05.2000: Re-registred F-GHPN
03.06.2000: Seen again in service with Ghana Airways as 9G-PHN in LHR (!)
2002: Returned to Skyjet
2002: Leased to Aerowings
2002: New name: Astra Airlines
2003: WFU and stored in Rome, ownership unclear(!)
2006: Broken up at Rome/Fiumicino
DC-10-30

Engines:
3 CF6-50C

PH-DTE  KLM - Royal Dutch Airlines McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46554/84) "Wolfgang Amadeus Mozart"
Amsterdam - Schiphol (AMS / EHAM) - Netherlands, August 7, 1978.

N130FA  Untitled McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46554/84)
Zurich (- Kloten) (ZRH / LSZH) - Switzerland, April 1984.
This is a ex KLM DC-10 which was damaged after overrunning runway at Panama City 6.83. Came to Zürich for a total revision!! Without engine No.2!!

SE-DFG  Scandinavian Airlines – SAS McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46554/84)
Los Angeles - International (LAX / KLAX) - USA - California, February 1988.

SE-DFG  Scandinavian Airlines – SAS McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46554/84) "Yngve Viking"
Stockholm - Arlanda (ARN / ESSA) -  Sweden, February 1, 1987.

YU-AMD JAT - Yugoslav Airlines McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46554/84)
Melbourne - Tullamarine (MEL / YMML) - Australia - Victoria, Unknown.

V2-LEA  Skyjet McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46554/84)
Brussels - National (Zaventem) / Melsbroek (BRU / EBBR / EBMB) - Belgium, November 21, 1992.

V2-LEA  Skyjet McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46554/84)
Salzburg - W.A. Mozart (Maxglan) (SZG / LOWS) - Austria, 1994.

OO-PHN  Skyjet McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46554/84)
Faro (FAO / LPFR) - Portugal, July 11, 1994.

OO-PHN  Ghana Airways McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46554/84)
Glasgow - International (Abbotsinch) (GLA / EGPF) - UK - Scotland, May 24, 1996.

9G-PHN  Ghana Airways McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46554/84)
Rome - Fiumicino (Leonardo da Vinci) (FCO / LIRF) - Italy, August 1997.

9G-PHN  Ghana Airways McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 46554/84)
Rome - Fiumicino (Leonardo da Vinci) (FCO / LIRF) - Italy, July 10, 2004.

9G-PHN  Ghana Airways McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46554/84)
Rome - Fiumicino (Leonardo da Vinci) (FCO / LIRF) - Italy, September 19, 2005.

9G-PHN  Ghana Airways McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46554/84)
Rome - Fiumicino (Leonardo da Vinci) (FCO / LIRF) - Italy, February 10, 2006.


I-DYNI (c/n 47863/94):

7.03.1973: Assembled in Long Beach
20.04.1973: To Alitalia (Michelangelo Bounarotti), I-DYNI
28.12.1982: To Mc Donnell - Douglas
04.1983: Re-registred N3878M
27.04.1984: Leased to Continental Airlines (062)
09.1984: To Wilmington trust Company and leased back to Continental Airlines
03.1985: Re-registred N14062
28.02.1990: To Potomac Capital Investment Corporation and leased to Continental
06.1990: To Wilmington Trust Company and leased back to Continental Airlines
1998: Painted with VASP cs on one side
1999: Back with full Continental colours on both sides
2001: Last service for Continental Airlines
27.09.2001: WFU and stored in Mojave
14.06.2002: Ferried to Roswell for scrapping
2002: Broken up in Roswell, NM
DC-10-30

Engines:
3 CF6-50C2

I-DYNI  Alitalia McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47863/94) "Michelangelo Buonarroti"
Rio de Janeiro - Galeao International (Antonio Carlos Jobim) (GIG / SBGL) - Brazil, April 3, 1979.

N3878M  Continental Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47863/94)
Honolulu - International / Pearl Harbor-Hickam JB (Hickam AFB) (HNL / HIK / PHNL / PHIK) - USA - Hawaii, October 1984.

N14062 Continental Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47863/94)
London - Gatwick (LGW / EGKK) - UK - England, October 16, 1986.

N14062 Continental Airlines  McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47863/94)
Frankfurt am Main (Rhein-Main AB) (FRA / FRF / EDDF) - Germany, January 1996.

N14062 VASP / Continental Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47863/94)
Paris - Charles de Gaulle (Roissy) (CDG / LFPG) - France, July 14, 1998.
The other side was painted in full Continental colours.

N14062VASP / Continental Airlines  McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47863/94)
Dusseldorf - International (Rhein-Ruhr / Lohausen) (DUS / EDDL) -  Germany, August 15, 1998.
The other side is in Continental colors.

N14062  VASP / Continental Airlines McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 47863/94)
London - Heathrow (LHR / EGLL) - UK - England, September 1998.

N14062 VASP / Continental Airlines McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47863/94)
London - Gatwick (LGW / EGKK) - UK - England, 1998.
The other side was standard Continental colours so needed easterly ops at LGW to get the VASP side.


N14062 Untitled McDonnell Douglas DC-10-30 (cn 47863/94)
Roswell - Industrial Air Center (ROW / KROW) - USA - New Mexico, July 2003.



N107WA (c/n 46836/280):


20.03.1979: Assembled in Long Beach
21.05.1979: To World Airways, N107WA
09.1981: Leased to Malaysian Airline System
10.1981: Returned to World Airways
07.1985: Leased to Malaysian Airline System
09.1985: Returned to World Airways
06.07.1986: Leased to Malaysian Airline System
09.1986: Returned to World Airways
12.03.1987: To Mitsui & Company and leased to World Airways
1989: Leased to Malaysian Airlines System
1989: Returned to World Airways
28.12.1989: To World Airways
07.1990: Leased to Garuda Indonesia
1990: Returned to World Airways
15.01.1991: To DPF Airleases and leased back to World Airways
06.1991: Sub-leased to Garuda Indonesia
1991: Returned to World Airways
06.1992: Sub-leased to Malaysian Airline System
1992: Returned to World Airways
25.04.1993: Sub-leased to Garuda Indonesia
05.07.1993: Returned to World Airways
1994: Sub-leased to Malaysian Airline System
1994: Returned to World Airways
04.1995: Sub-leased to Malaysian Airline System
????: To DPF Airlease and leased to World Airways
22.06.1997: Sub-leased to VASP Cargo
12.1997: Returned to World Airways
????: WFU and stored in Miami
2002: Ferried to Dothan
DC-10-30F (CF)

Engines:
3 CF6-50C2

N107WA  World Airways McDonnell Douglas DC-10-30CF (cn 46836/280)
Los Angeles - International (LAX / KLAX) - USA - California, April 1981.

N107WA  World Airways McDonnell Douglas DC-10-30CF (cn 46836/280)
Mildenhall (MHZ / GXH / EGUN) - UK - England, July 2, 1983.

N107WA  VASPEX (World Airways) McDonnell Douglas DC-10-30CF (cn 46836/280)
Sao Paulo - Guarulhos International (Cumbica) (GRU / SBGR) -  Brazil, 1997.
Short-term lease to VASPEX.

N107WA  VASPEX (World Airways) McDonnell Douglas DC-10-30CF (cn 46836/280)
Miami - International (MIA / KMIA) -  USA - Florida, December 1997.

N107WA  Untitled (World Airways) McDonnell Douglas DC-10-30CF (cn 46836/280)
Miami - International (MIA / KMIA) - USA - Florida, February 1999.

N107WA  Untitled (World Airways) McDonnell Douglas DC-10-30CF (cn 46836/280)
San Jose - Norman Y. Mineta International (Municipal) (SJC / KSJC) - USA - California, June 2000.


N1340 (c/n 46575/57):

16.08.1972: Assembled in Long Beach and registred N1340U for Mc Donnell-Douglas
21.11.1972: Delivery ceremony of the first DC-10-30 in Long Beach, together with KLMs 46551/ 60
30.11.1972: To Swissair (St. Gallen), HB-IHA
01.09.1983: To Aeronautics & Astronautics
02.09.1983: Leased to Ecuatoriana, HC-BKO
11.1990: To Concord Asset Management and leased to Ecuatoriana

Hours / cycles accumulated by 11/1990: 78668 / 28026 (HIGH CYCLE DC-10-30!)
09.1993: Repossessed by Concord Asset Management
09.1993: WFU and stored in Latacunga, Ecuador
01.05.1996: To VASP, PP-SFB and leased to Ecuatoriana
03.09.2000: WFU and stored in Quito
2001: Broken up in Quito
DC-10-30

Engines:
3 CF6-50C

HB-IHA  Swissair McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46575/57)
Zurich (- Kloten) (ZRH / LSZH) - Switzerland, November 18, 1978.

HB-IHA  Swissair McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46575/57)
Zurich (- Kloten) (ZRH / LSZH) - Switzerland, July 1982.

HC-BKO / FAE46575 Ecuatoriana McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46575/57)
Miami - International (MIA / KMIA) - USA - Florida, September 1989.

PP-SFB  Ecuatoriana McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46575/57)
Recife - Guararapes (REC / SBRF) - Brazil, 1996.

PP-SFB  Ecuatoriana McDonnell Douglas DC-10-30  (cn 46575/57)
Miami - International (MIA / KMIA) - USA - Florida, January 22, 1997.


Referências:
·         http://pt.wikipedia.org
·         http://www.airliners.net
·         http://jetphotos.net/
·         http://www.taxiways.de

8 comentários:

  1. Depois de todas estas belas (e tantas) fotos do DC-10, só aguento ve-lo ao vivo

    ResponderExcluir
  2. quanta informação heim...
    ótimo trabalho... paciência total no recolhimento de dados...
    parabéns pela iniciativa...

    ResponderExcluir
  3. Christian Ch. Saavedra28 de junho de 2012 às 19:49

    Show !!! Com essas fotos não precisava de texto !!!

    ResponderExcluir
  4. maravilha de materia valew pelas fotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denada! Visita sempre que puderes!

      Excluir
    2. Alguém saberia me informar como obter o prefixo do DC-10 Varig que fez o vöo Rio - Mia no dia 12.05.1979?

      A quem puder informar, meu e-mail é: ruilebru@uol.com.br

      Excluir
  5. Parabens pela matéria, sou inspetor de manutenção de aeronaves e trabalhei muito com esse equipamento na Varig tinhamos vários DC 10-30 motor CF6-50 normamente estava lá em cima no motor 2 trampando.

    ResponderExcluir